Translation

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Contexto: Um bilhete sobre futebol em Alagoas





Este é o segundo número de Contexto, tendo sido publicado em 4 de setembro de 2011 em  Tribuna Independente, Maceió. Trata-se de uma contribuição de Lauthenay Perdigão, jornalista que se especializou na guarda e produção de documentos sobre a história do futebol de Alagoas


Como apresentação escrevi:

Um bilhete sobre futebol em Alagoas 


Luiz Sávio de Almeida



Lauthenay Perdigão é um sujeito notável, entende de futebol, entende de sua história nas Alagoas, e conta desde os primeiros jogos na Rua do Arame. Sua vida foi juntar coisas e peças, escrever aqui e ali, publicar seus livros e deixar um copioso registro, além de ter participado do divertidíssimo Ora Bolas, um programa de humor sobre o esporte e que faz parte da melhor fatia da história das emissoras de Alagoas. Ele serão um assíduo colaborador pela parceria que Contexto manterá com o Museu do Esporte que Lautheney criou e teima em manter vivo.
É uma honra contar com sua colaboração. Hoje, estreando sua participação na equipe que existe por detrás do nome Contexto, Lauthenay nos recorda a participação do Dr. Alfredo Ramires na vida esportiva de Alagoas; Dr. Alfredo é um dos nomes que a torcida do Centro Sportivo Alagoano jamais poderá esquecer. Eu mesmo como legítimo torcedor do quase-ex-CRB baixo a cabeça e aproveito a oportunidade para dar um grande abraço no Dr. Alfredo. Por outro lado, aproveito para novamente dizer de minha admiração pelo Lauthenay e, também, que espero o milagre de sua conversão, pois, um dia será torcedor do Galo de Campina, o fantástico time do jogo da Sofia que o Xaxado nem de leve arranhou.
Fico pensando nas tardes de domingo no Mutange e na Pajuçara, bem antes de existir o Trapichão. Qual teria sido a principal transformação vivida pelo pé na bola alagoano?  Para mim, o registro é fácil: a queda do CRB e do CSA como os representantes de nosso poderio futebolístico. O capital decidiu sustentá-lo em outros locais, como Arapiraca, Porto Calvo... Talvez por isso mesmo, o texto do Lauthenay pareça estar tão distante, inclsuive, pela revelação que faz sobre um tipo de futebol que deve ter desaparecido.

--------------------------------------------
Capa da edição de Contexto

---------------------------------------------
Miolo do suplemento


ÚLTIMA PÁGINA



Nenhum comentário:

Postar um comentário