Translation

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Contexto: Um pequeno bilhete sobre uma Associação









No dia 18 de setembro de 2011, Contexto (Tribuna Independente, Maceió)  publicava texto de divulgação sobre o acervo histórico da Associação Comercial de Maceió e, na oportunidade, trouxe um texto de Benedito Ramos sobre o tema. A finalidade de Contexto era a divulgação de material capaz de ajudar a discutir Alagoas e, então, deu oportunidade para que se visse a importância da iniciativa da Associação Comercial.

Escrevemos:

Um pequeno bilhete sobre uma Associação
Luiz Sávio de Almeida

A Associação Comercial de Maceió mantém dois museus e Contexto vai visitá-los a partir de um texto de Benedito Ramos, coordenador de Ação Social e Cultural da entidade. Contexto parabeniza a instituição pela iniciativa; muitas outras entidades poderiam estar no mesmo caminho, ajudando a valorizar o que nos pertence como herança e como atualidade. Contexto publica em anexo parte de um relatório com menções à economia de Alagoas para o ano de 1868.
É de notar a preocupação da entidade com a guerra do Paraguai  e com o desempenho do algodão e do açúcar, mercadorias que eram fundamentos essenciais da geração da renda e produto da economia provincial, distintas em seu processo de acumulação, mas interligadas em um mesmo e único processo econômico e político na formação histórica.

A presidência da Associação Comercial entrou em parceria com Contexto e solicitou a publicação de material sobre os museus e sobre a documentação que a entidade pode disponibilizar para a pesquisa, o que está sendo redigido, também, pelo Benedito Ramos. É intuito de Geminiano Jurema publicar esta documentação no primeiro semestre do próximo ano. Aproveitamos a oportunidade para adiantarmos textos sobre a formação histórica de Alagoas, utilizados como notas de aula no Mestrado sobre Dinâmicas do espaço Habitado (UFAL) e um deles trata da Associação Comercial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário