Translation

sábado, 13 de fevereiro de 2016

A Lagoa do Tanque na Taquarana






Adauto Santos da Rocha é graduando do curso de licenciatura em História pela Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Campus III, Palmeira dos Índios- AL, é membro do Grupo de Pesquisa em História Indígena de Alagoas GPHI-AL, desenvolvendo atividades de estudo junto aos índios Xukuru-Kariri da Aldeia Fazenda Canto, com enfoque para as relações culturais e memoriais da Aldeia.



Memory and every day life

Mémoire et la vie quotidianne

Memoria e vita quotidiana




A Lagoa do Tanque na  Taquarana

Adauto dos Santos Rocha

Essas fotografias são da Lagoa do Tanque,  localizada na zona rural do município de Taquarana. Nos entornos vive uma população pacata, geralmente de pessoas ligadas por laços familiares, utilizam como meio de transporte quase sempre motocicletas. A importância da presença das águas  fez com que o nome da lagoa chegasse a ser utilizado para nomear um dos principais povoados do município, responsável pela vasta produção de mandioca, milho, inhame, feijão e outros cereais que compõem as atividades econômicas da região.                             

Até hoje as águas dessa Lagoa são utilizadas para o abastecimento hídrico da população; há pessoas que transportam as águas em carros de bois tradicionais e carroças de burro. Além destes benefícios, a lagoa serve como ponto de lazer, principalmente nos períodos de estiagem na cidade, pois mesmo nos verões mais rigorosos,  as águas da lagoa sofrem apenas um pequeno recuo, o que faz da Lagoa do T’anque um ícone natural da cidade de Taquarana.











 

Um comentário:

  1. Que bonito local, o Adauto é um exímio pesquisador pelo que percebe-se através das fotografias aqui dispostas . Um belo redator deste blog que sempre acompanho, parabéns professor Sávio, ao que parece esse Adauto é genial.

    ResponderExcluir