Translation

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Alagoas: Palmeira dos Índios em revista

City. History. Architecture. >>  Cittá Storia. Architettura >> Cité. Histoire. Architecture.


Casa de Graciliano Ramos


PALMEIRA DOS ÍNDIOS: a glória de um passado registrada em tijolo

Luan Moraes dos Santos
Estudante de história
Todas as fotos são de autoria de Luan Moraes dos Santos



As fotos que você vê, caro leitor, são de pontos importantes de Palmeira dos Índios, cidade do interior de Alagoas que gozava, outrora, de um considerável crescimento econômico e urbano. Começamos pela suntuosidade da Catedral Diocesana com suas delicadas feições, com o piso liso feito de mármore cortado em pedras pequenas e grandes como se fossem ladrilhos irregulares e seu altar de onde facilmente podemos enxergar os doze apóstolos esculpidos demostrando diferentes posições. Ao centro está Nossa Senhora do Amparo a padroeira do Município.
Logo ali, no centro de Palmeira dos Índios, bem próxima a Catedral encontramos a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por negros que não podiam acompanhar as missas na matriz. Pequena, mas de aspecto agradável, hoje é a sede do Museu Xucurus, fundado pelo curioso e literato Luiz B. Torres e Dom Otávio Aguiar, primeiro Bispo de Palmeira dos Índios. Também temos estabelecimentos comerciais que preencheram os antigos prédios de outros estabelecimentos, como não admirar o edifício da OAB em tempos onde as construções são tão comuns? E as casas de diversas formas, com suas fachadas enfeitadas com detalhes ondulados, quadrados, triangulares como um bolo coberto com chantilly que toma forma de acordo com a expressão e sensibilidade de seus confeiteiros?
Enfim, resquícios de um passado que os comerciais e propagandas, inutilmente, escondem. Memórias de um passado de luxo gravadas no concreto que duram, as vezes não tanto quando desejamos. 


A Catedral Diocesana
Prefeitura Municipal

OAB em Palmeira dos Índios

Residência em Palmeira dos Índios

Posto Indígena Irineu Santos

Hotel Comercial

Comércio

Cristo do Goiti
Catedral
 
 
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário