Translation

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Luiz Carlos Oliveira dos SantosI; Maria Cristina Teixeira CangussuII; Olívio de Medeiros BatistaIII; Jadileide Pereira dos SantosIV.Câncer bucal: amostra populacional do estado de Alagoas em hospital de referência



resumo: site hospedeiro



O câncer bucal, no Brasil, ainda apresenta altos níveis de incidência e mortalidade, com diferentes características da doença no território nacional. 
OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico do câncer bucal observando-se a prevalência, tipo e localização da lesão, distribuição no estado de Alagoas, estadiamento, tratamento ofertado pelos serviços e aspectos sócio-demográficos. 
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo. Os dados foram obtidos dos registros de um hospital em Alagoas, de Janeiro de 2000 a Dezembro de 2006. 
RESULTADOS: Observou-se que do total de 396 casos registrados, 62,70% eram do sexo masculino e 37,30% do feminino, com maior concentração na região da língua. Do total, 95,2% da amostra situavam-se acima dos 40 anos de idade, cuja média foi de 61,95 anos (DP= 14,56). A maior parte das lesões estava no estádio II (57,04%), e o principal tratamento realizado foi a radioterapia (47,88%). 
CONCLUSÕES: Esse levantamento contribuiu para traçar um perfil epidemiológico dos pacientes com câncer bucal atendidos no hospital de referência em Alagoas. Os resultados mostram que o mesmo ocorre com maior freqüência em indivíduos do gênero masculino, acima da sexta década de vida, com localização anatômica preferencial em língua, seguida pelo assoalho da boca.


http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1808-86942009000400010&script=sci_arttext&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário