Translation

sábado, 2 de junho de 2018

Cidade: #nóssomosotrânsito?


Novamente surgem perguntas sobre a cidade, da parte de um aluno. Isto é bom e deixa-me a curiosidade: você concorda? O que é o trânsito?(LSA)

simboli e significati
symboles et significations

symbols and meanings





“Quantas significados traz um símbolo?”
Beatriz Palmeira
No exercício de treinar o olhar para perceber as cenas e cenários que revelem algo sobre as generalidades de Maceió, me deparei com essas placas da campanha do Maio Amarelo, sobre a conscientização dos motoristas no trânsito. Passei pela primeira, metros depois veio a segunda, e por todo percurso da Orla foi possível encontrar essas placas nos relembrando que #nóssomosotrânsito. Duas perspectivas diferentes de compreensão desses símbolos amarelos me vieram à cabeça. A primeira delas é mais um indicativo das distintas Maceiós que temos no mesmo território. Quais são as localidades em que a campanha se faz presente atualmente? O que a escolha dos pontos de locação desses símbolos simboliza? E mais, para que “nós” a placa fala? 
Por vezes leio e compreendo o significado que acredito que a campanha quer passar, nós, que temos acesso aos veículos de transporte, deixemos claro, somos o trânsito, por isso cada um de nós precisa ser responsável por si e pelos outros. Por outro lado, às vezes me pergunto o porquê desse enaltecimento do trânsito, e consequentemente dos automóveis. Se #nósfossemospedestres e o preocupação da cidade fosse centrada naqueles que caminham, será que também o trânsito não seria diferente?
Já a segunda perspectiva me parece ser mais abstrata que a primeira, mas igualmente merecedora de destaque. Comecei a pensei sobre os significados embutidos nas placas que vimos corriqueiramente: “jogue o lixo no lixo”, “ao usar, dê descarga”, “não urine no chão”, etc. Não me lembro onde ouvi isto, mas um dia alguém sabiamente falou que se essas placas com esses pedidos estavam ali, era porque alguém já tinha feito ou deixado de fazer o que ela indicava como o correto. Me questiono sobre os significados embutidos em #nóssomosotrânsito. Me questiono se daqui a algum tempo não precisaremos de uma nova placa, de uma nova campanha, com uma nova recomendação: #nóssomosigualmentesereshumanos. Será que vai ser necessário? Será que  já  é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário