Translation

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O artista em busca da cidade







Eduardo Bastos é arquiteto, professor universitário,  artista plástico, coordenador  editorial de Campus/O Dia no que se refere à Artes Plásticas.









CURADORIA


Professora Maria do Socorro Lamenha


Foi o desenho que levou Eduardo Bastos aos caminhos da Arquitetura e foi o Urbanismo que o levou a enxergar melhor a cidade.
Enxergar com os olhos de um analista que compulsivamente a representa para melhor entendê-la.




Com as habilidades e o talento descobertos e estimulados desde a infância, aliados ao olhar despertados  pelo exercício da profissão, Eduardo percorre as ruas,becos e vielas em busca da alma da cidade. E a cidade vai se revelando bela e feia, radiosa e sombria, acolhedora e malvada. Amor e desprezo pela vida que muitas vezes sangra.






Com um traço preciso e poético, imagens muitas vezes nostálgicas vão nos mostrando recortes da cidade que tentam resistir ao tempo, registro de nossa história e de nossa gente. Essa gente muitas vezes só tem as ruas da cidade, uma grande casa sem paredes, sem aconchego ou segurança para sub-existir.
E o traço de Eduardo vai abrindo nossos olhos para o visível e o invisível para que possamos VER-A CIDADE.









Carol Gusmão


A exposição “Ver a Cidade", de Eduardo Bastos, está linda! Sob curadoria Socorrinho Lamenha, o artista nos presenteia com representações poéticas da cidade de Maceió, através de suas edificações mais icônicas, seus personagens, suas paisagens marginais e um vislumbre sobre as possibilidades utópicas de sua arquitetura. Feliz por ter estado presente no vernissage desse arquiteto-artista brilhante. A exposição ficará aberta ao público até o dia 04 de dezembro, na Galera CESMAC. Parabéns, Edu! C

Nenhum comentário:

Postar um comentário