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quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

COLETIVO DIREITO PARA TODXS





   

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DIREITO PARA TODXS









Clarissa Maçaneiro Viana é advogada, Mestranda em Direito pela USP e integrante do Coletivo Direitos para Todxs!


Lawrence Estivalet é Doutorando em Direito pela UFPR e integrante do Coletivo Direitos para Todxs!

 Esta é uma entrevista realizada por Karen Pimentel e Lucas Soares. O material foi publicado em Campus/O Dia

Coordernação: como surgiu a organização Direitos para Todxs?

Clarissa: O Direitos pra Todxs surgiu no início de 2015 a partir da articulação de advogados, bacharéis em direito e estudantes de graduação e pós-graduação de Curitiba que sentiram a necessidade de atuar de forma coletiva nos movimentos a partir da perspectiva jurídica. Logo no início de nossa atuação, tivemos papel muito importante no auxílio às manifestações dos professores contra os ajustes do Governo Beto Richa, notadamente nos processos envolvendo os atingidos pela violência policial no dia 29 de abril. Nesse período de existência já atuamos pro bono em causas envolvendo grupos do movimento estudantil, mobilizações de luta por moradia, auxílio a pessoas vítimas da violência policial, além de termos intervenção através das pautas feministas, anti-racistas e anti-LGBTfóbicas.

Coordenação: quais principais instruções têm sido dadas aos/às estudantes que ocupam as escolas?

Lawrence: Depende do momento da ocupação. Ao começo e ao final das ocupações, a principal recomendação é de vistoria das condições físicas do ambiente ocupado. Isso é essencial, para evitar qualquer tipo de responsabilização civil, penal ou administrativa posterior. Também instruímos que filmem qualquer tipo de violação ao seu direito de manifestação, como por exemplo os movimentos de "desocupação", que geralmente são absolutamente agressivos e depredam o patrimônio da escola. No "durante" das ocupações, também instruímos que tenham uma comissão de segurança forte, que faça o cuidado com a entrada e saída de pessoas, evitando "infiltrados" que possam plantar drogas lícitas ou ilícitas, bem como realizar qualquer outro tipo de ação que vise à desvalorização pública da escola. Nossa atuação é uma atuação "preventiva" contra as medidas de criminalização dos movimentos sociais, sobretudo. Sabemos que a criminalização veio em alguns casos e ainda virá em outros. Alguns diretores, professores e pais questionavam, até mesmo, sobre a legitimidade de que crianças e adolescentes, que para eles são "menores", pudessem fazer manifestações. Nesses casos, também instruímos a comunidade escolar a respeito da plena adequação das manifestações à natureza jurídica das crianças e adolescentes, conforme a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, como sujeitos de direito, com capacidade para opinar, expressar opinião e organizar-se coletivamente.

Coordenação: o que fazer em casos de abuso de autoridade ou violência policial nas ocupações?

Clarissa: A nossa orientação, nesses casos,​ é de, inicialmente, manter a calma: xingar os policiais ou autoridades não resolve o ocorrido e pode gerar mais autuações sob a genérica alcunha de "desacato". ​Manter a calma, por mais difícil que seja, é fundamental. Se possível, o ideal é reunir o maior número de pessoas quando houver a suspeita de que haverá tal incidente, de modo que haja testemunhas ​d​o fato. Sempre ​​filmar e fotografar o ocorrido​ - com discrição, para evitar que a pessoa quebre a câmera ou celular -​ ​e ​coletar nome dos ofensores e dados que ajudem a identificá-los​ (como a placa da viatura). Tudo isso facilita medidas judiciais​ e reclamações para a ouvidoria que eventualmente sejam interpostas depois. Por fim, sempre é importante os movimentos terem números de advogados à mão para situações como essas, já que muitas vezes a presença deles ajuda a coibir os abusos.
Coordenação: quanto aos chamados “movimentos de desocupações”  existe alguma providência jurídica a ser tomada?
Clarissa: Quando os movimentos de direita atuam de forma violenta, através da violência física ou ameaças, a medida a ser tomada é a realização de boletim de ocorrência junto à delegacia - o mesmo vale para casos onde esses movimentos utilizem a imagem de menores de idade para difamar o movimento. Para além disso, as ações políticas se mostram mais efetivas do que as medidas judiciais propriamente ditas. Em uma das ocupações de escola em Curitiba os militantes fizeram um cordão humano ao redor da escola como forma de coibir a atuação dos grupos da direita, o que se mostrou bastante efetivo. Além disso, utilizamos em alguns casos uma notificação extrajudicial, em que manifestamos que "fazer justiça pelas próprias mãos", em um Estado Democrático de Direito, é crime. Isto é, as ocupações são uma manifestação política justa e, até decisão judicial em contrário, não pode ser confrontada ou "desocupada". A desocupação forçada pelos movimentos de direita, no nosso ponto de vista, demonstra a ideologia que permeia esses movimentos de direita, geralmente herdeiros das elites políticas e classes dominantes no Brasil, que não sabem dialogar com movimentos sociais de base, tratando-os diretamente como vândalos ou delinquentes e buscando reprimi-los pela via da força.

Coordenação: qual posição o movimento estudantil deve adotar diante da exigência feita pelo MEC aos reitores,  de que estes apresentassem uma lista de técnicos/as, estudantes e professores/as que estivessem ocupando os institutos federais?

Lawrence: Entendemos que essa pergunta deve ser feito aos próprios estudantes. Como grupo de apoio de advogados, juristas e extensionistas em Direito, não tomamos nem propomos decisões políticas aos protagonistas do movimento, que são os secundaristas e, mais recentemente, os universitários.





Coordenação: qual o papel das instituições jurídicas nesse momento na criminalização dos Movimentos Sociais, mais precisamente o Movimento da Educação?

 

Lawrence: Advogados e advogadas, juristas, extensionistas de graduação e pós-graduação devemos ter uma posição firme em defesa da educação pública e do direito à liberdade de manifestação. Temos vivido um ascenso conservador grave. A limitação do direito de greve dos servidores públicos pelo STF se combina aos ataques via Congresso Nacional (como a PEC 55 e o PL 30, antigo PLC 4330), para tornar o trabalho mais barato e mais "dócil", no Brasil. O direito, como nunca, demonstra-se político e não pode ser "neutro" em momento de desmonte dos serviços públicos e da condição de vida da população. É nosso papel defender o irrestrito direito à manifestação, à liberdade de expressão e à liberdade de organização política. A educação tem sido vanguarda de processos de luta, porque tem sido palco de retrocessos também muito fortes, como o parcelamento de salários de professores, o sequestro de sua previdência, a inserção mais rápida de adolescentes no mundo do trabalho, com a reforma do ensino médio. Tudo isso causa muita revolta, causa muita indignação. As lutas mostram o caminho. O nosso papel é estar ao lado delas, na defesa dos direitos daqueles que se posicionam, organizam e manifestam, para que possamos colaborar para a construção de um caminho diferente para nosso país e nosso povo.

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