Translation

terça-feira, 20 de março de 2018

A cidade de Maceió e a Praça do São Gonçalo


Um dos mirantes célebres de Maceió, é o que fica na Praça São Gonçalo. De fato, é privilegiado pela vista do leste, mostrando muito sobre a "modernização" da cidade, especialmente por um plano distante onde fica a linha dos prédios que passaram a orlar a orla de Maceió. Poucos comentários serão feitos nesta postagem, apenas esperando que vc os escreva,  lançando suas análises e emoções.


Dá para sentir a solidão da estátua com sua companheira maneta? Imprensadas em um edifício? A mim, chama a bananeira e o desenho do desbravamenro da áre do litoral, nesta visada em busca do norte.

Ainda buscando uma visão mais a norte!

E agora procurando olhar mais propriamente o leste, mas em pequeno enviesar para o sul, em procura do porto. Observe a falta de edifícios no que seria o mundo da Avenida da Paz. No primeiro plano à direita, acredito que seja o Conjunto Bradesco. Será que era ali ou na Casal, que ficava a casa do Arroxelas?


Olhando um pouco mais a sul e já se encontra uma concentração de prédios altos à esquerda em plano médio.
Aqui, a panorâmica acentua o IFAL e o horizonte junta o fim de Maceió com o seu.

   A velha pracinha que não sei quando começou a ter vida própria naquela porção do Farol.

Ainda existia esta casa que está dando lugar a mais um

Não fosse a turistização, seria um reduto histórico. Não sei de quem é o busto. Será de São Gonçalo? Na verdade existem dois São Gonçalos: o do Amarante é pagodeiro, gente fina e na verdade nem santo mesmo é.
Fotos de 2011 (circa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário