Translation

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A cidade e o olhar. Maceió - I - Virna da Hora Dantas



A cidade é sempre maior do que ela mesma, pelo infinito das possibilidades de ser vista




 Foto 1. Alagoinhas. Escolhi essa foto do Alagoinhas por que ele é o elemento mais marcante da praia na minha opinião. Ele representa o passado e o presente, no caso o descaso com ambos. Essa é uma construção que fez parte da vida de quase todas as pessoas de Maceió e que mesmo abandonado ainda faz, fez parte de muitos momentos e agora está abandonado por puro descaso da sociedade e numa região privilegiada, mostrando como a cidade lida com seu ambiente. Poderia ser um local muito bom de socialização, eventos e muitas outras coisas interessantes, mas infelizmente está se deteriorando com a ação das águas e do tempo. 





Foto 2. Vista da lagoa. Escolhi essa imagem da lagoa por que ela desde sempre fez parte do meu caminho. Toda semana passo por ela quando vou de Arapiraca à Maceió e vice versa. A lagoa representa nossa natureza, sustento, beleza, lazer e muito da história das pessoas e das cidades, e sempre que passo por ela paro para admirar a sua beleza. 





Foto 3. Casa verde. Essa é uma casa que fica à beira mar no bairro de Pajuçara, logo após o Alagoinhas, esta sempre me chamou a atenção pois ela é uma das únicas numa região repleta de prédios, ainda mais por ser beira mar. Símbolo de resistência numa região que super valoriza os edifícios de vários andares. Além do mais ela sempre me chamou a atenção pela quantidade de plantas que possui na fachada e no jardim, é como um frescor de vida no meio de tanta coisa sem graça e fria, fazendo quem passa imaginar quem  será que mora ali e qual a sua história



Foto 4. Homem refletindo. Esse momento me chamou muita atenção enquanto eu caminhava pois foi interessante ver que,  num horário em que a praia estava bem movimentada,  essa pessoa estava sentada na areia procurando um momento de calma e reflexão, e foi legal ver que  apesar de tudo,  as pessoas ainda param para refletir e pensar na vida junto à natureza.


Foto 5. Cartão Postal. Essa foto representa para mim o que Maceió tem de mais bonito : a praia, mar, coqueiros, luzes e o conjunto de tudo isso. Nos faz lembrar por que gostamos tanto daqui e que, apesar dos problemas,  ainda temos algo bonito para admirar. Outra coisa que me chamou a atenção foi as pessoas usando essa parte mais calma da orla para ter seus momentos e usufruirem também ,quem sabe, da beleza ao redor.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário