Translation

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Maravilhas do trem - 3 - Ariane Pita







Saímos sem maior compromisso do que entrar no trem e chegar onde possível. Terminada a viagem, eu pedi para escreverem assim que chegassem casa, as impressões que teriam ficado; eram apreensões em bruto que posteriormente seriam trabalhadas. Pedi para que a redação fosse o mais bruto possível.

                Resolvi trazer a público o que escreveram de forma bruta; grande parte de Maceió teria espanto semelhante, ao ver-se no sacolejo de um trem.

                Quero agradecer à CBTU pela forma que nos tratou; um modo simples, digno e seguro.

Vamos ver as impressões que ficaram; alguns dizem que a primeira impressão é tudo.

Pegue o VLT ou o trem e veja qual sua impressão. Abraçamos todos os trabalhadores que se empenham, em fazer funcionar o sistema em Maceió.

Um abraço. Sávio de Almeida



Pelos Trilhos do Novo Trem
Por Ariane Pita

Uma câmera, lápis, bloco de anotações, um bilhete na mão e na memória um passeio de infância, no antigo trem em um sábado de férias escolares com a família regado a muita folia no trajeto, desbravei novas paisagens e experiências. Um pouco do que foi vivido a 15 anos atrás se transformou em expectativa para o passeio no VLT. O novo trem Alagoas. 


Logo de início tivemos conhecimento da redução no número de viagens diárias, por questões financeiras. Assim, os custos foram reduzidos sem alterar o valor da passagem, o que gerou insatisfação dos usuários pela superlotação e tempo de espera nas estações. Mas comparado com outros transportes públicos o problema de superlotação é bem menor no VLT, o que tornou a viagem bastante agradável. 


A experiência me fez enxergar diferentes significados no vai e vem dos trens. O que para mim era um simples passeio de observação e até fez as vezes de lazer ao comtemplar-se paisagens ora urbanas ora campestres, para aqueles homens e mulheres era uma das poucas alternativas de mobilidade. No trajeto, que se repete diariamente, o uso do trem e mais recentemente, do VLT, é estritamente uma necessidade. Muitos são atraídos pelo baixo valor da passagem e comodidade que o transporte proporciona.




Além da relação de dependência com aqueles trilhos, muito se vê sobre a relação de influência da ferrovia e a transformação na vida dos usuários e a paisagem que foi desenvolvida ao longo do percurso do trem. Pensando nisso, durante o trajeto, idealizei uma malha imensa de trilhos por toda a cidade e quantas melhorias de vida ela traria. 



A viagem de VLT, como um todo, trouxe um momento revelador de sensações e descobrimentos que resultou em uma experiência nostálgica e, simultaneamente, surpreendente. Em um tempo onde almejam-se novos horizontes através do ampliar do olhar e do explorar de novos caminhos, por que não, de novos trilhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário