Translation

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sindicato dos Urbanitários. Sobre o professor Luiz Sávio de Almeida



Sobre o professor Luiz Sávio de Almeida:


 Luiz Sávio de Almeida, cidadão, professor, historiador e um ser humano que se preocupa e se envolve com as causas sociais, contribuindo de forma incisiva no processo de transformação social no nosso Estado.
Conhecido, pela sua contribuição na construção da história política do Estado de Alagoas, o Professor Sávio de Almeida se transformou em um ícone dessa causa, junto aos movimentos sociais, pela sua atuação na busca e no registro das ações e atividades desenvolvidas por sindicatos, ONGs, movimentos, pastorais sociais, e fortalecendo a nossa cultura e a caminhada de quem luta por melhores condições de vida para a população e por justiça social.
Suas pesquisas e seu próprio legado de defesa de direitos sociais e da classe operária, nos trazem a possibilidade de investimento na preservação da história de luta dos movimentos populares e sindical, como instrumento importante para a construção de uma sociedade mais igual e menos excludente.
Para o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, sua competência e sua experiência metodológica na busca e na organização de registros dos fatos históricos em relação às lutas e conquistas da entidade, foi de fundamental importância para a elaboração e coordenação do projeto que resultou na publicação “Urbanitários, uma história em construção”, que retrata desde a criação do sindicato, suas principais lutas, seus presidentes/a e, sobretudo, a defesa dos interesses dos trabalhadores/as da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Eletrobras Alagoas, Sistemas de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) e Alagoas Gás (Algás), até 2013.
Publicando sua história, o sindicato reaviva a chama sindical e contribui com a luta por melhores condições de vida e de trabalho para a classe trabalhadora.
Segundo o próprio professor Sávio de Almeida, “este livro foi pensado, escrito e montado pelos Urbanitários, conscientes de que existe uma história da qual fazem parte e dão testemunho público. Ele é parte de um projeto desenvolvido pelo Sindicato, que procura documentar a sua história como parte da história do povo de Alagoas”.
O trabalho desenvolvido pelo Prof. Sávio busca a construção e preservação de acervos das lutas e mobilizações sociais em Alagoas, ajudando no resgate, no registro e na organização dos fatos e das ações que constroem o movimento social no Estado, muitas vezes não valorizados pelos próprios dirigentes, quando é inegável a necessidade de se manter viva a memória da história do sindicalismo cidadão, na defesa de direitos dentro do movimento social de Alagoas.
Essas considerações dos Urbanitários de Alagoas sobre esse grande cidadão alagoano não estariam completas sem ressaltar a sua sensibilidade nas relações pessoais e na sua grande capacidade de exercer a sua lúcida humanidade.
Prof. Sávio de Almeida você precisa ser parabenizado todos os dias, simplesmente pelo fato de você existir.
Parabéns pelo SER HUMANO que você é!

A Direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário