Translation

quarta-feira, 11 de abril de 2018

A invasão das garças e o pasto vazio


Tenho uma verdadeira fascinação por estas aves, chamadas de garça boiadeira. São exóticas, vieram da África, gostaram da comida, de não terem predadores e então ficaram e  espantaram muitos de nossos pássaros. Eu passava horas, olhando para elas em Boca da Mata e vi, também, aos poucos, irem sumindo  a três côco, o galo d'água e a jaçanã. Havia muita jaçanã e era bonita vê-las nos fios d'água que desciam pelos pastos. 

Jaçanã
Sumiram o galo d'água e, na verdade, nem sei se era de responsabilidade da boiadeira. Alguns dizem que ela chegou no Brasil pelos anos 60.

Siricora

São muito bonitas, especialmente quando voltam ao ninho; a chegada de grupos aos quais eu chamava de família, a garça madrinha que me parecia existir. Eu tenho para mim que elas calculam a disponibilidade de comida para o tamanho da colônia e, quando acham que está baixo o estoque, somem. 

Onde moraram, a árvore seca, definha, morre. Depois, alguns dizem que voltam. As que eu conhecia, para desgosto meu; nunca mais voltaram .


Tirei centena de fotografia, aprontei-me para filmar. Foram embora. No pasto, nem sinal delas e nem das outras. Será jacaré? Acho que não! Eles não iriam ficar dando sopa durante o dia e nem ave iria dormir dentro d'água, dando canja.
Veja as fotos: serão fêmeas vigiando seus ninhos?
Sei que venceram o Brasil; já garça pelo sertão...




Nenhum comentário:

Postar um comentário