Translation

domingo, 29 de janeiro de 2017

Luiz Carlos Oliveira dos SantosI; Olívio de Medeiros BatistaII; Maria Cristina Teixeira Cangussu .Caracterização do diagnóstico tardio do câncer de boca no estado de Alagoas

Nosso blog divulga a produção científica


Luiz Carlos Oliveira dos Santos I; 
Olívio de Medeiros BatistaI I;
 Maria Cristina Teixeira Cangussu III

(IDoutor em Estomatologia pelo Programa Integrado de Doutorado em Odontologia da UFPB/UFBA, Professor Adjunto de Estomatologia - UFAL 
IIDoutor em Sciences Biologiques Et Santé. Universite de Rennes I, U.R.I., França, Professor Adjunto de Estomatologia da UFPB 
IIIDoutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Social e Pediátrica)


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Print version ISSN 1808-8694
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) vol.76 no.4 São Paulo July/Aug. 2010


O câncer de boca, no Brasil, ainda apresenta altos níveis de incidência e mortalidade, com diferentes características da doença no território nacional. A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente, porém há uma grande chance de cura quando tratado no início. 
OBJETIVO: Avaliar os fatores relacionados ao diagnóstico tardio do câncer de boca no estado de Alagoas. 
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um estudo prospectivo transversal em 74 pacientes portadores de carcinoma espinocelular da cavidade bucal diagnosticados em um hospital em Alagoas, no período de julho de 2007 a setembro de 2008. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, obtendo-se dados sociodemográficos, profissional procurado, início dos sintomas, encaminhamento e estágio clínico do tumor no momento do diagnóstico. 
RESULTADOS: De acordo com os resultados obtidos neste estudo, os pacientes procuraram mais o médico que o dentista quando apresentaram uma lesão na boca, sendo encaminhados pelo dentista sempre em um estágio avançado da doença. 
CONCLUSÕES: Esse estudo sugere a necessidade de programas de educação continuada da população e profissionais para a identificação de sintomas precoces da doença, porém necessita de outras investigações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário