Translation

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Crônica diária. (23/01/2019). Educação: lembranças de uma escola em Penedo


O menino desasnado e a escola


Luiz Sávio de Almeida


Comecei a estudar em casa; minha mãe desejava que eu fosse desasnado para  a escola, não fosse cru; deveria saber alguma coisa, para não chegar inteiramente asno. O verbo desasarnar é pesado e vem d’atanho. Então, para a tarefa de me dar um pouco de letras e de tabuada, minha mãe escolheu uma professora gentil que morava a bem dizer vizinha, no Cajueiro Grande, em frente ao Hospital. Chamava-se Maria José e lembro-me perfeitamente do dia em que fui à sua casa pela primeira vez. Era uma calça azul marinho com espécie de suspensório do mesmo pano andando e o dono dela levava uma folha de papel almaço, um tinteiro e uma caneta de pena. Tinha que começar a fazer as coisas sozinho e fui sozinho.
Fui muito bem recebido e ela me ajeitou num canto de uma pequena sala, onde estava a mesa em que deitei tinteiro, caneta e papel almaço. Ela disse que iria fazer um ditado, para ver como eu estava e foi falando e eu escrevendo. Jamais esqueci... Ela leu, sorriu e disse que eu não precisava escrever a palavra vírgula, mas colocar um rabinho. Não sei se foi vergonha ou qualquer coisa que passe por aí. Sei apenas que jamais me esqueci do fato e foi o grande começo de uma dificuldade que carrego comido: a vírgula. Vírgula é muito chata, mas se não fosse ela, a gente desembestava na leitura até chegar no ponto e depois no ponto dos pontos que é o final. Não é fácil colocar a vírgula.
De lá é que a dúvida: para onde levar o menino? Para o Ginásio Diocesano ou para o Gabino Besouro? E terminei indo para o Jegue Doido, segundo Francisco Salles dizia que chamavam o Ginásio à época dirigido pelo Padre Jefferson, que depois, não sei o motivo foi transferido para Arapiraca. Onde acho que tive duas professoras, sendo que lembro o nome de uma delas: Lurdes Cruz.  Era o ritual; vestia a farda, saia de casa sozinho, andava com uma pequena pasta e uma lancheira e nela um copo de refresco e um sanduíche de queijo ou com um pedaço de goiabada cascão ou os dois misturados. Jamais eu soube o que era presunto, mortadela, salame... Talvez até existisse em Penedo.
O sanduíche era comido no recreio que, na verdade, era a correria no campo e o cuidado para não levar uma cama de gato; um ficava de quatro atrás da pessoa e outro vinha pela frente e empurrava, dando-se uma perigosa queda. A gente entrava pela lateral, entregava a caderneta, carimbavam e na saída carimbavam também. A caderneta era a comunicação do Ginásio com as famílias.  Os pais veriam se o filho comparecia e as partes também eram escritas.  Claro que fiquei muitas vezes de castigo e foi ali que começou a minha encrenca com as escolas que frequentei. Não me lembro do nome de qualquer colega da época, mas uns poucos respingos de tempo ficaram.
Lembro-me das aulas de catecismo para a primeira comunhão que eram dadas pelo Padre e de meu entrevero com ele. Dizia que Deus era bom, magnífico e eu perguntei então a razão de nos deixar pecar. Isto ficou na minha cabeça, como as redações que nos mandavam fazer. Colocavam uma figura pendurada perto do quadro negro e a gente descrevia. Houve um problema. Uma das redações era um sapateiro e uma menina e escrevi que o sapateiro estava segurando o sapato daquela forma,  pelo fato da menina ter chulé. O negócio foi reclamado a meu pai mas venci o velho Manoel de Almeida. Como foi uma reclamação também, por conta do exagero de uma professora: ela  começou a dar exemplos de transportes e dizia: como o navio, como o caminhão, como o trem. Eu não me aguentei e perguntei se ela comendo tudo aquilo não iria ter dor de barriga. Foi outra e sempre existiram, outras. A professora inesquecível foi a Lurdes Cruz. Não me parece que era de Penedo; sei apenas que guardo seu nome com carinho e depois perdi todas as notícias.
Era bom voltar para casa e esta volta eu não gostava de fazer pela Rua da Penha; não sei o nome da outra; era a primeira depois da Penha, sem calçamento, e um caminho a bem dizer direto, menos rampa ou quase nenhuma conforme me recordo.  Saía no oitão da bodega do Seu Cazuza, passava pela frente da casa do Dr. Agnelo e entrava em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário