Translation

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Música que a minha mãe cantava. O Pirata da perna de pau e uma paródia sobre o Getúlio Vargas

      Esta é uma das grandes marchinhas que encantavam o carnaval brasileiro. A música de carnaval acabou e eu, como idoso, me acabei um pouco com ela.  Lembro de carnavais em Penedo; lembro do Jorge Barbeiro andando pelas ruas, com seu bando, quem sabe imitando o Bando da Lua.. Lembro da matinê do Tênis, de baile na Filarmônica, mas for o Jorge Barbeiro, nada guardei da rua, embora meu pai me levasse para o Comércio. Jorge Barbeiro é uma das minhas grandes recordações de Penedo e foi com uma alegria imensa, que vi meu filho com o cabelo cortado por ele.
       O meu corte de cabelo era Príncipe Danilo, o mesmo do famoso jogador da seleção brasileira. Perder para o Uruguai foi realmente uma derrota e foi 1 a 0. Perder para a Alemanha foi uma marmota. Eu conheci o Barbosa, o goleiro da seleção e do Vasco, mas isto é outra conversa. 
        Cada carnaval tinha suas marchinhas que pegavam, o rádio espalhando em ondas curtas. Eu me recordo de muitas. E elas eram cantadas durante o ano todo lá em casa, pela minha irmã, minha prima  Inês e mamãe. Uma era a famosa Pirata da perna de pau. Engraçado, ficou também uma paródia com o Getúlio Vargas:

Eu sou o Getúlio
Já fui Ditador
Com os votos do povo
Eu sou Senador.

Minha galera, tem quinze anos de navegação
Trouxe a miséria, o câmbio negro e a inflação.
De lum lado eu sou pai dos pobres
E mães dos ricos em compensação

Esqueci o resto... Também, eu devia ter uns seis a sete anos. Ela é de 1947.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário