Translation

domingo, 6 de maio de 2018

Maceió: flagrantes da cidade

Luiz Gustavo é aluno da disciplina Formação do Espaço Alagoano e visita a cidade onde mora. Nesta visita tirou cinco fotografias sobre nossa vida, sobre o que é chamado de urbano da Maceió. Há muita gente boa circulando pelo Mestrado Dinâmica do Espaço Habitado e as pessoas demonstram, pelo menos em minhas aulas, uma grande empatia pela cidade, como se um estranho relacionamento levasse o habitante a ver os detalhes da cidade que ama, discuti-los e pensar na sua própria circunstância, sentindo a intimidade que existe entre o seu dia a dia e o dia a dia de todos os que vivem na Maceió fabricada por todos nós. Ele, Luiz Gustavo, é mestrando e demonstra uma boa capacidade de interrogações.

 Urbanization,  Maceió City, Alagoas, Brazil
  VISÕES DA CIDADE
Luiz Gustavo de Oliveira da Silva




Foto 1 – Rua Santos Pacheco, Centro (em frente ao Quartel da PM)

Esta foto foi tirada em 2014 e mostra uma visão de cima da Rua Santos Pacheco, no Centro de Maceió, em frente ao quartel da Polícia Militar. O que me chamou atenção foi não só a grande quantidade de carros nesse pequeno trecho, como, também, o enorme espaço necessário para estes veículos transitarem e estacionarem. Praticamente todo o espaço público mostrado nessa foto está reservado aos veículos, restando apenas pequenos trechos de calçadas e arborização. Fica evidente a dominação do espaço por um determinado grupo social que possui automóvel (cerca de 30% da população maceioense) sobre uma grande maioria que se espreme nas estreitas calçadas.




Foto 2 – Congestionamento BR-104 (em frente a Ufal)



Esta foto foi tirada em 2018 e mostra a rodovia BR-104 no trecho em frente à Ufal. Apesar de não estar muito nítido, o que me chamou a atenção foi o congestionamento que se prolonga além do horizonte. Neste trecho, até poucos anos atrás não havia problemas de congestionamento devido a sua localização nas franjas da cidade. Porém, com a construção de milhares de casas em conjuntos do Minha Casa Minha Vida na região próxima ao aeroporto, fez com que a quantidade de veículos que circulam na região crescesse exponencialmente. Portanto, uma política habitacional com o intuito de mitigar o problema de moradias na cidade trouxe consigo diversos problemas urbanos que são enfrentados cotidianamente.










Foto 3 – Usuário de cadeira de rodas andando pelo asfalto



Esta foto foi tirada em 2017 no bairro Gruta de Lourdes em Maceió;  mostra como a omissão e a morosidade do poder público em construir ou fiscalizar a construção das calçadas pode causar situações perversas no dia-a-dia dos cidadãos. Um usuário de cadeira de rodas é obrigado a transitar pelo asfalto, porque a calçada não oferece as condições mínimas de circulação. Mais uma vez nota-se a dominação do grupo de usuários de automóveis sobre aqueles que não usam, pois, como é possível observar na imagem, o asfalto está em perfeitas condições enquanto a calçada segue abandonada.



Foto 4 – Carro sobre passeio e ciclovia



Esta foto também foi tirada em 2014 na orla de Ponta Verde e mostra como temos pessoas na cidade que não têm o mínimo de civilidade, pois estacionou o veículo sobre a calçada e sobre a ciclovia ao mesmo tempo. Fica demonstrado assim que civilidade independe de classe social ou renda.






A foto foi tirada em 2015 na Rua do Sol em frente a Catedral de Maceió. Chamou atenção,  como a pobreza se manifestou de três formas nesta imagem: a primeira delas, na calçada do lado direito, um mendigo pedindo esmola; no outro lado da rua,  um homem empurrando um carro de mão carregado de produtos; e mais ao fundo,  o comércio informal de rua. Ao mesmo tempo, a vida urbana aparenta normalidade diante da miséria, já que se vê pessoas seguindo seu destino seja a pé ou de carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário