Translation

terça-feira, 29 de maio de 2018

Maceió: a velocidade


Mais uma vez o olhar procura, encontra, registra e faz uma pequena reflexão; de certa forma e deste modo, um pouco da cidade aparece. A  constância de ver a cidade, de refletir sobre as inúmeras falas, vai fazendo o pesquisador e o aparelhando para grandes contribuições que nasce assim...

Neste texto, fica a busca: desigualdade. (LSA)

Luiz Gustavo é mestrando.

urban inequality
inégalité
desigualdad
disuguaglianza


Humano empurrando estrutura de ferro X Estrutura de ferro empurrando humano
 Luiz Gustavo
Observando a foto vemos uma pessoa empurrando uma grande estrutura metálicam suas próprias forças. Aparentemente, é um carrinho de lanches onde se fabrica e comercializa tapiocas. Vemos também dois carros que ultrapassam facilmente essa pessoa. Pela hora do dia em que a foto foi tirada (aproximadamente 8h) podemos supor que estas pessoas nos veículos estão indo trabalhar. Mesma cidade, mesmo momento, mesmo horário, porém duas situações distintas: na primeira o humano empurra com os próprios músculos a estrutura, na segunda os humanos são empurrados pela estrutura acoplada a um motor.


          Apesar de espacialmente próximos, há um abismo social entre as pessoas envolvidas nessa imagem e o resultado disso é expresso, simbolicamente, pela fácil ultrapassagem dos veículos sobre o homem. Este simboliza a situação das pessoas sem acesso aos serviços básicos ou seja, os pobres e excluídos sociais que precisam se virar para sobreviver. Carregam sobre as costas as dificuldades impostas e por isso andam com dificuldade e vagarosamente rumo a seus objetivos, isto quando não são impedidos de seguir em frente.
          Por outro lado, as pessoas nos carros simbolizam aqueles amparados e auxiliados. Basta destes indivíduos, um pequeno movimento das mãos e das pernas para se moverem mais rapidamente rumo a seus objetivos, deixando para trás aqueles que por mais que se esforcem nunca conseguirão ser tão rápidos quanto estes.
          E é assim que funciona a desigualdade em nossa cidade. Uma verdadeira corrida de evidente discrepância de oportunidades, na qual quem começa atrás dificilmente chegará na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário