Translation

domingo, 6 de maio de 2018

Maceió: a cidade e suas faces

Mais uma observação feita por aluno da disciplina Formação do Espaço Alagoano, Mestrado Dinâmica do Espaço Habitado, FAU/UFAL.  Trata-se de material onde Jessica Cavalcante, mais uma vez, tem seus encontros e espantos com a cidade. Espantar-se é um requisito fundamental para quem deseja ver uma cidade. 

A formação do pesquisador deve começar pelo aprendizado constante de diálogo com, no caso, a sua cidade.

Dialogar, sentir, ler devagar e com paciência é um exercício de extrema importância, para quem deseja uma formação que lida com a história. Aqui está mais uma procura da cidade, dada em cinco fotos.

O esforço do jovem pesquisador é absolutamente sagrado.  E é admirável. Cinco fotografias, aparentemente simples, mas que demandaram uma reflexão inteligente e interessante.
 Luiz Sávio de Almeida

urban poverty - povertà urbana - pauvretè urbaine - contrastes sociaux - contrastes sociales - contrasti sociali - social contrasts


Faces da Cidade
Jéssica Cavalcanti

 A cidade possui diversas faces, formadas, inclusive,  por diferentes perspectivas e visões de realidade.  No momento desta foto, estávamos diante de forte chuva,  em manhã de quinta-feira,  Avenida Engenheiro Paulo Brandao Nogueira, no bairro da Jatiúca. E então aparecia o  contraste entre duas verdades, uma delas sendo composta por muros, telhado e janelas e outra constituída por papelão, lona e roupas dispersas; ambas as cidades na mesma rua e compartilhando das mesmas condições, diferenciando a forma como vivem o cotidiano da rua e as intempéries do tempo. 

Essas duas realidades me remeteram aos debates em sala de aula, na disciplina Formacao do Espaco Alagoano, que elucidaram a existência de percepções distintas sobre o grande e constante processo de transformação e construção do espaco, decorrentes de uma constante tensão, que geram mudanças na paisagem e na vida social.

_O desequilíbrio da sociedade é resultado dessas tensões, pois a cada modificação na estrutura da cidade,  os niveis sociais vêm  reforçando a hierarquia e a relação de desigualdade. O objetivo principal, das camadas mais baixas dessa hierarquia social é o suprimento das necessidades básicas, no esforço de viver e  deve ser lembrado que essa situacao expressa a maioria da população alagoana, que representa a verdadeira Alagoas, constituída pela busca constante da sobrevivência e superação dos obstáculos diários; com menos acesso as ferramentas que os demais, sejam elas politicas, sociais e econômicas,  para combater os pontos negativos dessas transformações, ou remediar os problemas resultantes de uma incessante processo de transformação na produção do espaço e da historia.

 

Próximo ao Mercado da Produção, em uma das vias mais movimentadas no bairro da Levada, acontecem diversos tipos do comércio, abastecimento e distribuição de produtos. Mas a situação que tem relevo nesse cenário é a condição das ruas,  e a adaptação dos trabalhadores e moradores para suplantarem as limitações da infraestrutura urbana. 


Trapiche, Maceió - AL. 28 de Abril, 2018.
Percorrer a Avenida Siqueira Campos, cm quase sua totalidade, é como flutuar sobre uma transição entre  diferentes cidades dentro de uma só. O que permeia em todas elas, é uma Maceió com grandes copas de árvores inacessíveis, em que os pedestres, como figurantes, não desfrutam desse estreito caminho chamado de  canteiro. E os motores, de carros e motos, são  os protagonistas dessas diversas cidades na cidade do Maceió, que por tantas vezes decoraram seus textos (o cotidiano), que nada mais olham a não ser o script (o  caminho) e esquecem do enredo (a paisagem).  A beleza está em ser figurante e poder sentir a cidade nos detalhes.


 


Ponta Verde, Maceio - AL. 28 dc Abril, Z018.
Na selva de concreto, uma competição pelo maior empreendimento, com os melhores compradores e moradores. Enquanto isso, uma tentativa do se estabelecer no caos... Uma vila simples e com entorno aparentemente desconectado de sua realidade diária. As diferenças silenciam quando o anoitecer se aproximam, as portas se fecham e os prédios se calam?  



Levada, Maceió - AL. O2 de Maio, 2018.
Ser vizinho do Mercado da Produção é compaltilhar dos resíduos por ele produzido e estar sem voz para opinar sobre as consequências na saúde de quem anda por essas ruas. Resta apenas observar, assim como a mulher no canto esquerdo da fotografia, que atentamente espia o gari, tirando o lixo da caçamba e jogando aos porcos. Creio que passe em sua mente a seguinte indagação:  “Afinal, não seria dele a competência de fazer o inverso? Mas me deparei com outra questão, a caçamba contém o lixo produzido pelo mercado, e é o lugar de onde provém o alimento do porco, que por sua vez será abatido, vendido no mesmo mercado e consumido por nos!


Ponta Verde, Maceió - AL. 02 de Maio, 2018.
 A volta para casa, horário mais aguardado após um dia inteiro de trabalho, estudo, atividades e obrigações. O horário do ônibus, o tempo do percurso, as vagas para scntar, as pessoas que irão subir e ponto de descida... O ser humano se reduz à dependência do imprevisto, aceita sua fragilidade e embarca num percurso sem volta, apenas com paradas e conexoes? É interessante como uma prática tão simples e frequente pode representar a expectativa do ser humano e sua fragilidade diante do sistema.


I

Nenhum comentário:

Postar um comentário