Translation

Mostrando postagens com marcador Gentes da praia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gentes da praia. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Gente da praia: o carinho sob o sol e ao lado das águas da praia de Jatiúca em Maceió

Nem precisa falar. Qual o pai que não se encontra nesta foto?

Gente da praia: a lição de um vendedor de jornal na praia da Jatiúca em Maceió

Mário vende jornal na praia desde seus 15 anos. Agora tem 45: é casado, tem duas filhas, mora no Jacintinho. Chuva ou sol, ele fica em pé, esperando o sinal fechar; então, vai aos carros. Tem dia que logo cedo pela manhã, encontra-se comigo e diz: Já vendi tudo; agora vou embora para casa. Tem dia que demora mais um pouco; é desta venda que sustenta a família. Vendeu o que necessita, arrasta os pés em direção ao Jacintinho, de onde vem sem qualquer luz do sol. Aprendo com ele, com seu passo devagar. E sinto uma extrema alegria por ter descoberto que a praia é mais um lugar que se tem para aprender sobre a vida.

                              

As gentes da praia: cadeiras e belezas da Jatiuca em Maceió

Uma boa parte da área da praia é ocupada por eles,  muitos vindo de longe puxando o carrinho carregado, sobretudo, de cadeiras. Vez em quando aparece um carro com uma carretinha; é como o mais rico transporta suas cadeiras. Muitos vivem disto e cuidam da limpeza e da higiene da praia. Afinal de contas, ele ganham dinheiro vendendo  lugares, como se o sol devesse ser curtido de cadeira cativa.
Passe pelo que passam e saberá que somente na música de Cayme, em exagerada licença poética, é doce morrer no mar.  As fotos são do mês de janeiro de 2018 e foram tiradas por este pequeno blogueiro.

As cadeira dão um colorido à praia e existe toda uma estética na disposição que deve proporcionar a beleza da paisagem, a proteção e a delicadeza da praia da Jatiúca.
Tudo tem que estar limpo
 
Quando tirei esta fotografia, pensei em mostrar pessoas entrando em cena, saindo da coxia do tempo e o espetáculo formado com todos os atores em cena. Tudo começa a ser intensificado, a partir das 8,30 da manhã.

Olhe as cadeiras e as hastes para as barracas




Tudo vai tomando corpo

Tudo tem de estar o melhor possível