Translation

Mostrando postagens com marcador Parque Gonçalves Ledo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Parque Gonçalves Ledo. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Maceió. A dinâmica das ruas. Farol

Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Ande um pouco conosco e irá vendo a cidade  desvendar-se para você. Neste vídeo você passará por parte do bairro do Farol, saindo da Rua Ângelo Neto, tomando a Thomaz Espíndola e chegando à Moreira e Silva.  Há uma nova Maceió por estes lados, ficando modernosa na Espíndola. Ao sair para tomar a Thomaz Espíndola, avista-se a Antônio Brandão, área radicalmente transformada nestes últimos vinte anos. Nela, moramos  durante anos no Edifício Alexandre II que é visto, como é, também,  o Leonardo da Vince  onde morou meu pai.
Ao dobrar para atingir a Moreira e Silva, aparece um pouco da velha Maceió e passamos em frente a um bar de tradição boêmia: o Bar da Pata. Ele é especializado em patinha de uça, sem dúvida, uma fina iguaria.
Clique e se divirta.



CLIK NO ENDEREÇO ABAIXO E APARECERÁ GO TO. DEPOIS RETORNE PARA NOSSO BLOG AO DESLIGAR A ABA.


http://www.youtube.com/watch?v=GkylIStWPqc&context=C3f4f1beADOEgsToPDskIXt-VrAZW05-3imNJaBn47

domingo, 27 de julho de 2014

Urbanização: Paisagem e cotidiano: Maceió: Gonçalves Ledo: 2005

Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


O texto sobre as fotografias está da forma como foi redigido em campo,  logo após ter sido tirada a foto ou depois, à noite, quando as imagens do dia eram repassadas. As fotos foram tiradas para posterior comparação. Infelizmente perdemos as anotações de visada e coordenadas. Na verdade,  a fotografia está sendo usada para realizar uma espécie de etnografia urbana, tentando captar cenas do cotidiano de diversos pontos de Maceió, além de montar uma série de imagens que na certa ajudarão,  no futuro, a quem desejar estudar a cidade e sua vida.

Parque Gonçalves Ledo (junho, 2004)

Eu andei muito por aqui, quando Tio Lauro morava no Farol. Acho uma área bonita, mas abandonada. As pessoas nao mais desfrutam do parque, apenas passam por ele que pega quase um terço da Ladeira do Brito. A cara do Parque mudou substancialmente.  Ele é um ponto urbano de destaque, mas foi morrendo enquanto parque, na medida em que a urbanização acelerou a vida de Maceió. Toda cidade tem o parque que merece. Acho que ele foi feito para o tempo em que uma pessoa poderia confessar-se com preguiça ou cansado.  



Eu sinto a solidão deste edifício e quanto ele mexe com a integridade da imagem do parque.



Por esta região, aconteceu o primeiro jogo de futebol em Maceió


Há uma espécoe de tristeza nesta coisa.


Ninguém mais para e nem namora



Ninguém mais anda por aqui; é quase uma escada com desdém. Parque Gonçalves Ledo? Ledo engano.