Translation

terça-feira, 29 de julho de 2014

Viviani Duarte AciolI. Lixo Lixo! Lixo?

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2012






Umas poucas palavras

Luiz Sávio de Almeida


Vila Emater é conhecida como Favela do Lixão, referência direta aos restos de Maceió que são jogados no local, e aglutinam uma população a viver, em sua grande maioria, em torno da renda miúda que o lixo pode gerar. É renda para quem se deu ao aprendizado de agregar valor ao que foi declarado sem serventia numa atividade misteriosa fundada na capacidade incrível de subsistir, gerando  especialização profissional conhecida como catador, que termina por montar um espaço, e determina a necessidade da existência de formas de organização próprias.

A Favela do Lixão é, basicamente, uma população de catadores; mesmo que nem todos os habitantes vivam direto do lixo, a grande maioria dele subsiste, gerando a possibilidade de chamá-los de sociedade coletora, e vê-los subsistindo numa das formas mais perversas da vida humana. Esta sociedade coletora tem de se organizar para manter-se internamente e para ter relacionamento com a grande sociedade. É assim que vão aparecer as mais variadas formas de serviços internos, com suas rendas, seus limites, suas significações. São várias as formas de escrever sobre este problema. Uma delas é através do registro fotográfico.

Viviani Duarte passou oito meses visitando a área, duas vezes por semana trabalhando com as crianças, numa permanência em torno de 220 horas, dedicadas ao convívio, à observação, ao registro fotográfico. É deste registro que publicamos treze fotografias, três introduzindo emblematicamente a comunidade, e tudo terminando pela paisagem que demonstra o contraste entre os coletores urbanos e a grande maravilha da riqueza que é a orla. Achamos interessante publicar esta espécie de diário e partilhar as imagens com nossos leitores, possivelmente mostrando o que poucos conhecem.

_____________________________________________________________________________

Viviani Duarte Acioli é graduada em Psicologia - CESMAC, Especialista em Psicologia da Educação - PUC/MG, Especilaista em Psicologia Clinica Hospitalar - UFAL, Especialista em Design Estratégico - FEJAL, Especialista em Psicologia Jurídica - FACHO. Tem formação em Arteterapia, é membro fundador e coordena o Fórum Permanente de Arte Educação de Alagoas, é professora da FALe da FAMA e como artista visual realizou exposições individuais e coletivas com  fotografia. É curadora da Galeria de Artes Visuais do Espaço Cultural do SESI.


_________________________________________________________________________________________
ACIOLI, Viviane Duarte. Lixo Lixo! Lixo?. O Jornal. Maceió,  01.fev. 2009. Espaço. http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8820169997764778745#editor/target=post;postID=3210060543548342140
_______________________________________________________________________________________





LIXO LIXO! LIXO?

Viviani Duarte

Os olhos livres tornam único o sentido do momento, tão único quanto o piscar de olhos ou como a eternidade fixada na fotografia. Estes meus registros fotográficos mostram e revelam algumas situações encontradas por mim, no período em que visitei a comunidade da Vila Emater. A minha permanência deu margem a que eu olhasse o grupo e seu espaço. Fui identificando suas formas de organização, observando os serviços que estavam montados na caracterização daquela vida. Moradores da comunidade vivem e sobrevivem do lixo, e usam o que encontram de forma criativa e necessária.
Minhas fotos são um diário de minha permanência na comunidade e as explico a seguir:



.
Foto 1
A simbologia do pássaro: o urubu, o verde, o coqueiro. O pássaro do lixo ou o lixo do pássaro?
Foto 2








A vila. O varal e o cotidiano que cria uma visualidade íntima quando a roupa sem seus corpos estão estendidas na rua, expostas ao público como uma cena sem personagens.





Foto 3 
O guardião. O cachorro que pode ser qualquer um mas estava aguardando ou guardando o que os outros nao quiseram?


Foto 4 a 8
A escrita fora dos padrões gramaticais e ortográficos oficiais, mas com códigos identificáveis por seus moradores. 




Foto 9
Comunicação. O mural que funciona utilizando ícones da mídia da cidade.


Foto 10
Comunicação. Como não existe numeração das casas, os moradores podem se identificar por seus nomes.

Foto 11
Espiritualidade. O centro religioso.  A fé explicitada com a liberdade de escolhas.
Foto 12
Lazer. Utilizando material tirado do lixo, na época da Copa do Mundo., bandeirinhas como em qualquer lugar que vai torcer pelo seu país.

Foto 13

Contraste. Em cima, o lixo produzido por quem
está abaixo, em suas casas seus apartamentos, e este lixo é
trabalhado por pessoas que vivem e sobrevivem deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário