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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Pobreza e história de vida







Dois dedos de prosa sobre a vida 


         



 Este é um texto escrito por  jovem e talentoso jornalista e que faz pouco defendeu seu trabalho de conclusão no Curso de Jornalismo  do Centro Universitário CESMAC. Na realidade, foi meu orientando.  Sabendo de seu talento, pedi para conversar com o povo na Grota do Cigano, onde ainda hoje moram seus pais.

   Trouxe dois depoimentos, sendo um do seu pai, antiquíssimo morador da área e o  de uma senhora que conhece os meandros da Grota, A sensibilidade do  leitor revelará o esforço que os empobrecidos realizam para situarem-se no universo urbano de Maceió e como são construídas as Grotas.

Campus agradece a Railton  pelo  que nos trouxe do dia a dia da Grota dos Ciganos, matéria que fica como documentação para o futuro e sobre como se faz a vida em Maceió. Deve ser enfatizado que Railton é da Grota do Cigano, ele mesmo tendo muito o que falar sobre a localidade. Preferimos deixar a fala de dois moradores, como referência para uma história da periferia de Maceió.



Vazio,  julho de 2014

Luiz Sávio de Almeida



Railton Teixeira é jornalista. Dirigente do Setor de  Jornalismo e  Comunicação do MLST. Ex-dirigente da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Direito, Sociedade e Violência do Centro Universitário CESMAC.




Pobreza e história de vida
Railton Teixeira

Muitas foram às histórias que se cruzaram durante o processo de construção do que hoje é conhecida como a Grota do Cigano. Tudo teria começado após a aquisição de terra junto ao Lar São Domingos por José Sebastião da Silva, ou, Seu Silva, como era popularmente conhecido. Ele deu início ao processo de construção de pequenas casas para aluguel e vendas de lotes para construção de moradias. São mais de 40 anos de transformação do que antes era mata para o que é hoje.
A Grota do Cigano é apresentada como um dos lugares mais violentos de Maceió. A grande mídia vincula apenas casos relacionados a homicídios, prisões, apreensões e catástrofes da natureza. Enquanto há histórias de um povo que luta para sobreviver. Um povo, na sua maioria, vindo da zona rural e que  foram trabalhar nos mais diversos setores, como uma forma de ganhar o seu “pão”.
Aqui serão apresentadas duas histórias que mostram os esforços que esse povo fez e faz para sobreviver, e para garantir uma moradia digna,  com acesso aos direitos que lhes são negados fazendo frente à violência institucionalizada. Essa mesma violência que é ignorada, mas que o povo não deixa de ter esperanças em dias melhores na superação das condições de pobreza a que são submetidos, organizados na resistência popular.
Os relatos são fidedignos aos depoimentos dos entrevistados. Eles são frutos de uma rigorosa colheita de informações, depoimentos, relatos, documentos, fotos e provas que vem sendo acumuladas sobre a história da grota. Esse material tende a identificar as raízes e origens da Grota do Cigano, questionando e confrontado tudo para chegar a sua veracidade.
Os depoimentos apresentados foram escolhidos pela sua importância histórica e tem como protagonistas Dona Luzia Santana e Manoel Ferreira. Ela, uma das moradoras mais antiga da localidade. Oriunda do município de Jequiá da Praia, litoral sul de Alagoas, e chegou à grota para cuidar de 33 casas de aluguel construídas por seu Silva. Em seu depoimento ela conta quais são as suas lembranças do que viu e viveu no final dos anos de 1970.
Já Manoel Ferreira, natural do Sítio São João, em Correntes, município pernambucano, foi um dos primeiros a adquirir um lote para a construção do que é hoje sua residência e descrever como foi a sua história que já dura 30 anos.





A fala de Luzia Santana




Fazem 35 anos que eu cheguei. Não sou das primeiras, não. Quando cheguei, tinha um monte de gente; lá em baixo, eram os ciganos. Por isso, que é grota do Cigano. Isso era mato, grota esquisita, sem muitas pessoas. Só sabia da fama e do medo dos ciganos. Ainda vi uma das mulheres, das mais novas. Nunca tive intimidade. Eles eram um pessoal malcriados, tão brabo... Deles morando por detrás da igreja.

Vim tomar conta de umas casas de aluguel, do meu patrão chamado José Sebastião da Silva, conhecido como seu Silva. Cuidava de 33 casas. Ia do Galego do pastel até sair na São Domingos. Tinha uma casinha aqui e outra acolá. Depois que eu cheguei foi que ele (seu Silva, RT) andou vendendo uns lotes. Quem fez a limpeza da construção desses barraquinhos, aqui já fui eu.

[A violência já existia, RT] Às vezes entrava alguém que já vinha correndo de lá para cá e entrava na grota; acontecia de vez em quando, mas nem eu via.

Quando nós chegamos, aqui não tinha água; a água só descia até o bar da dona Cícera (que é o da Selma, o início da ladeira da grota, RT). Depois que eu comecei a trabalhar com o seu Silva, puxei a água. Depois, peguei o nome do povo e levava para a Casal; assim, é que eu consegui colocar água. Dali da dona Cícera até o terreno do ‘veio’ lá em baixo, na Marinete.

Aí o pessoal já vinha de fora comprar água a mim, aqui. Carreguei um bocado, mas também vendi muita latas d’água (riu, RT). E luz também não tinha. Tinha sim, mas era emprestada, ele (seu Silva, RT) pegou um conhecimento com uma mulher na Rua Santo Antônio e fez uma ligação que vinha por dentro do capim aqui e acolá, ele enfiava um pau e colocava o linho aí descia os fios; desse jeito, foi que chegou a energia nas casas.

Era feito tipo um chalé; as casas eram chamadas de chalé antigamente. A casinha já tava velha, feita de taipa. Eu morando na casa... Quando penso que não, ele começou estalar; fiquei assustada. Quando foi a noite, chamei a Zefinha, minha filha e esposa do Seu Silva, que trabalhava no escritório com ele disse: ‘Zefinha tu diz ao Silva que essa casa ta estalando e eu to com medo, será que ela vai cair? Eu nunca vi uma casa cair’. Ele disse: ‘ah, é porque ela é velha e é assim mesmo; você diga a ela que passe para um quarto em frente que tá desocupado’. Aí passei para o quarto, inclusive, onde mora hoje a dona Piedade.


Quando começou, o lugar não tinha benfeitoria nenhuma. Não tinha estrada, era barro, isso quando chovia e descia se que não tivesse cuidado quebrava uma perna, nessa ladeira. E olhe que era mais zelada, pois era onde ele (seu Silva, RT) descia o carro até aqui. E daí do terreno dele pra lá para baixo, era só um caminho, uma trilha, não tinha uma estrada bem feita e as casas é uma passando da outra. Porque não tinha nível; cada um chegava e fazia onde a cabeça dava, entendeu? Vou fazer a minha casa, comprei esse terreno, vou fazer pra trás, pra frente... Pode prestar atenção: essa rua que tem esse lado assim (lado direito, RT) é mais ainda é mais alejada que o lado de cá.

Já depois que a gente tava no lugar, essa pista foi construída por Deus e abaixo de Deus, pela irmã Maria das Graças, que nessa moradia que tava rolando, aí desceu duas criaturas mandadas por Deus, freiras, para querer rezar, ensinar as coisas boas e começou lá embaixo onde termina as duas estradas que depois faz uma só, do outro lado, a ruinha vai que se acaba, assim do lado de lá, a gente pegava rezava dali e subia por aqui afora. A irmã rezando o terço e ensinando, fazendo o catecismo e era a maior coisa do mundo. Quem começou foi ela só, depois com muito tempo, depois com a igreja feita, começou a aparecer padre, missionário, mas quem começou do chão, do bruto mesmo foi à irmã. Sim, a irmã Maria das Graças. Porque ela começou andando; ela ia vendo o povo, e, ai, Deus tocou no coração dela; ela optou em fazer uma capelinha, uma igrejinha, que é aquela hoje que nós andamos (a Igreja Nossa Senhora de Fátima, RT); aí saímos procurando quem tinha um terreno para vender, coisa e tal. Aí encontrou aquele terreno ali aí; ela comprou e quando acabou formou a igreja.


Ela começou o terreno, mas para eu, ir mesmo frenquentar a igreja, não fui logo. Ela passava ‘Luzia vamos para a igreja, minha fia; vamos para a igreja!’ Agora, eu ajudava no que ela me pedia. Porque quando nós chegamos aqui, o Zé Silva mandou a gente fazer um galpão naquela casa que é hoje o lugar da igreja de crente, (um quarteirão após a igreja católica, RT) para fazer tijolo; ele ensinou os meninos a fazer tijolo pronto; ele dizia: ‘Vocês façam tijolo, que é um meio de vida. Eu vou ensinar, vocês fazem e, quando alguém por aqui quiser tijolo, vocês já vendem. É negócio pra vocês’.

Ele ensinou pros meus meninos; aí  a gente se reuniu, compramos madeiras e formamos uma casa, um galpão, só não tinha parede; colocamos umas assim, cobrimos com brasilit essas coisas... aí os meus meninos trabalhavam ali fazendo tijolo próprio. Aí, quando ela (a irmã Maria das Graças, RT) queria alguma coisa, ela vinha aqui: ‘Lú me empresta madeira, as madeiras que os meninos pegaram andando!’. Andamos fazendo os planos de comprar um terreno aqui, também, no plano; mas era muito caro, tinha chegado aqui um pouco que cansada, aí a gente achou que as possibilidades não dava para comprar.

Mas, aí, seu Silva mandou a gente comprar em três partes, em qualquer altura na ladeira. Eu disse: ‘não quero, do mundo de ladeira venho correndo’. Aí estávamos naquele jogo, enfrentamos nessa vila aqui e dissemos que íamos ficar com essa vila.



A grota foi se construindo, Deus soltou o pessoal do agreste, porque o pessoal dessa grota é todinho do sertão, do agreste, das matas, das caatingas. Vi muitas mudas descerem nos buracos dessa ladeira aqui pra baixo. Chegaram muitas mudanças, muitas gentes. Foi enchendo aos poucos devagazinho, devagazinho, porque hoje ta o que ta. Você chega na chã, olha essa grota aqui...  A pracinha, no meio da grota, da cabeça daquela ladeira (descendo a Cleto Campelo a segunda ladeira, onde atualmente há uma praça RT) para sair na Mangabeiras era mata, era mata escura. Era uma pontinha de mata escura, não tinha casa, não tinha nada, só tinha a trilha; você entrava aqui, colocava a cabeça na boquinha da mata até quando chegar naquele negócio de alumínio, o Ornato Box, pois menino, ali era mata. Quando eu cheguei aqui, o meu filho veio primeiro, ficou na casa de um tio; aí depois adoeci de uma perna, vim para me tratar, enquanto não fui operada eu saia de casa para levar comida para o Reginaldo, lá embaixo o pessoal subindo aquele prédio, ao lado da lagoa, onde tem até o primeiro hotel que eu me esqueci do nome dele, acho que é Jatiúca, a gente descia aqui em frente atravessava e chegava na Mangabeiras, já fica aqui na beira da praia mesmo. Era muita dificuldade a ser superada ainda falta ainda hoje muito acesso.

A prefeitura quando a gente abusava, ela mandava um pedaço, mas a gente caminhamos tanto para adquirir isso daqui e foi nós, nossa cabeça. A irmã disse: ‘Lú já que você é a mais velha aqui, já trabalha, sei que você é inteligente, vamos trabalha para nós descer a luz e a água para sua casa até chegar na igreja!’.


O esgoto a gente pediu muito, também. Quando a gente ia pedir, a gente pedia tudo. E eles mandaram fazer. Eles começaram a fazer, que o calçamento do esgoto veio até atrás da igreja, começaram na Mangabeiras e veio até atrás da igreja. Eu não vi não, mas escutei, diz que eles pararam, os trabalhadores que vinham trabalhar, e disse para o governo na época, dizendo que ia para com a obra, porque não vale a pena não ‘o pessoal são tão mal educado, que a gente ta trabalhando e eles vem com o lixo, com três quatro chega na beira e sacode nas costas da gente, a gente não ta trabalhando, eles vão e sacode na gente, (barulho com a boca), na cabeça e eles não querem nem saber, então aquilo dali é um local de mal educados’. Aí encheram a cabeça do governo, aí acabou parando o serviço.





A fala de Manoel Ferreira

Muitas lembranças ainda tenho do tempo que aqui cheguei até hoje. Quando vim morar na Grota do Cigano, a moradora mais conhecida era a dona Luzia (Luzia Santana, RT). A grota era uma imensidão de mata e em um espaço pequeno, poucas casas. Os Ciganos moravam lá por onde hoje é a Igreja Nossa Senhora de Fátima. Muita coisa mudou, principalmente essa rua aqui (Amaro Feitosa, RT). As casas aqui pra cima era todas vazias. Não tinha ninguém.

Eu era solteiro. Na época tinha 25 anos; com 26 comecei a construir a casa, no mesmo ano me casei e comecei a morar. Foi uma casa de taipa, de barro e madeira. Muito sacrifício... Fiz uma casinha separada. Saia para trabalhar e a mulher ficava sozinha. Mas era pouca violência.

Mas a decisão para vim morar em Maceió, principalmente na Grota do Cigano não foi fácil. Pois sou filho natural do município de Correntes, próximo à cidade de Garanhuns, em Pernambuco. Morei no Sítio São João, com outros onze irmãos. Sempre ouvia falar de Maceió e sempre tive vontade de buscar melhores condições de vida e uma forma de ajudar a alimentar os meus familiares que permanecia no sítio. Com 24 anos tive uma conversa com um irmão, chamado João, que havia chegado de São Paulo e o chamei para vim para Maceió procurar serviço.

Foi uma decisão minha, mas não foi simples. Falei com meu pai: ‘olha pai vou procurar serviço em Maceió’. Perguntei o meu irmão João, ‘vamos embora para Maceió, se você for iremos tal dia’. Chegamos em Maceió e nos dirigimos para a casa de um amigo chamado Zé Prego, que morava no Reginaldo. Ele era casado com uma prima. Foi só chegando, descansando e no outro dia fui procurar serviço, lá na Salgema naquele cais do Porto, que a época ainda estava em construção. Não queria Recife porque tinha a fama de cidade perigosa. Sempre me chamaram para ir para São Paulo, eu dizia ‘quero nada’. Tinha uma simpatia por Maceió e vim para cá.

Depois de um tempo João voltou para Correntes e eu fiquei, aí consegui um trabalho em um prédio. Vim apenas com a passagem de ida e volta. Quando estava completando oito dias, havia trabalhado a semana todinha, o Zé Prego tinha tomando uma cachaça, a noite não dormiu, queria mata a mulher, pensei ‘homem aqui não vai da certo não’. Quando foi no domingo eu peguei o ônibus e voltei para Correntes.

Isso foi em setembro. Voltei falei com o meu pai: ‘vou bater o tijolo, fazer a minha casa e vou embora para quando eu casar venho morar aqui’. Aí meu pai disse ‘ta certo’. Fiz dez mileiro de tijolo, no local aproveitamos para fazer um açude, que até hoje tem por trás da casa que agora é da minha família.

Quando foi em dezembro, faltando poucos dias para o fim do ano, minha tia Rita me chamou para visitar um filho dela, chamado Pedro, que morava aqui em Maceió. Eu disse ‘vou não’, mas ela ficou aperriando ‘bora, bora, vai eu, você e Ilton’. Ilton é seu filho e atualmente é padre em um interior de Pernambuco. Aí aceitei. Passei final de ano em Maceió, entre os anos de 1983 e 1984, passei o final de ano e aproveitei e falei para o Pedro que se ele arrumasse um emprego aqui, só era falar comigo que eu viria. Depois do final de ano, dois dias depois voltamos, eu e minha tia Rita, Ilton ficou.

Chegando em Correntes, no segundo dia queimei a caieira dos tijolos tudinho, quando foi no outro dia Ilton chegou, isso em janeiro de 1984. Ele disse: ‘Oia Pedro mandou tu ir trabalhar, ele já arrumou vaga pra tu,  lá em Maceió’. Eu disse ‘foi mesmo rapaz’, olhei para o meu pai assim e disse ‘oia pai, o senhor pege esse tijolo, venda, dê, empreste faça o que o senhor quiser’, parece que foi Deus que disse assim, que iluminou os meus caminhos e disse que eu viajasse. Aí meu pai disse ‘tá certo’. Eu viajei para Maceió, quando foi no dia 28 de janeiro cheguei e comecei a trabalhar em uma pizzaria, em poucos dias eles ficharam a minha carteira, até hoje graças a Deus estou em Maceió.



Comecei a trabalhar como ajudante do meu primo Pedro, pois ele era pizzaiolo. Comecei a dormir na pizzaria, tinha um quarto, ficava lá sozinho. Todo dinheiro que eu pegava na semana eu mandava para a minha família, no interior (em Correntes, RT). As vezes eu ficava sem nenhum centavo. Isso era para meu pai fazer a feira, naquele tempo não era fácil. Nesse período um colega de trabalho chegou e disse que tinha um senhor vendendo terreno no Jacintinho, na Grota do Cigano, em parcelas. Como não podia comprar a vista, ‘vou lá comprar parcelado’. Quando cheguei, Dona Luzia me mostrou uns terrenos nessa rua (Amaro Feitosa, RT). O primeiro apresentado foi o que hoje é a Igreja Assembleia de Deus. Não gostei, ela me apresentou outros três terrenos, aí eu disse que não queria, porque todos eram perto do riacho.

Até quando ela me apresentou ao que hoje é a minha residência. Isso por ser mais alto. Os outros terrenos não despertava interesse porque quando chovesse iria entupir o rio e chegar até a minha casa, quanto mais alto melhor. Conversei com o dono que era o seu Silva (José Sebastião da Silva, RT) na hora fechei o negócio e dividi o valor do pagamento em duas vezes. O terreno foi 700 cruzeiros. Na época eu recebia 20 cruzeiros, ou seja, cinco por semana. Mandava tudo para o interior. As vezes ficava com um cruzeiro.

Fechado o negócio fui para o interior conversar com meu pai, vender uns negócios que tinha lá. Vendi dois garrotes que tinha, que deu menos da metade do valor. Cheguei aqui, faltando 20 cruzeiros para completar a metade do valor, que era 350. Vim no dono (seu Silva), falei com ele disse que não iria ficar com o terreno, pois não tinha dinheiro: ‘o dinheiro que tenho aqui é 330 cruzeiros, então não vou poder comprar o terreno’. Ele disse que o negócio era meu, perguntou se eu queria, disse que eu era uma pessoa de bem: ‘vou colocar no papel que você deu os 350 e daqui a 20 dias você dá o que falta.

Com seis meses eu tinha que arrumar a outra metade para concluir a negociação. Fui batalhando, tomei dinheiro emprestado com um, com outro, fui até quando conseguir o restante e fechei a primeira parte da negociação com ele (seu Silva, RT). Fiz uma casa de taipa que era um ambiente só, de quatro metros quadrado. Não tinha nada de quatro, cozinha. A região era desabitada, de um lado só mato, árvores frutíferas e, do outro, tipo um conjunto de casas construídas pelo seu Silva. Ele fez várias casinhas para alugar, mas nessa época não tinha quase ninguém a não ser dona Luzia e seus filhos. Lá embaixo na grota alguns ciganos, e, uns parentes de seu Silva, mas lá embaixo.

Mas, com apenas um mês com o terreno adquirido sai do trabalho, passei 30 dias desempregado, sobrevivi com a rescisão do contrato de trabalho e fui contratado para trabalhar em um restaurante famoso na época no bairro da Ponta Verde, assim tive a oportunidade de ter qualificação e, inclusive, na carteira, de ajudante para cozinheiro. Depois parti para trabalhar em hotel, como cozinheiro, mas morava na minha casa. Nessa época ainda vieram sete primos que também queriam uma oportunidade em Maceió. Mas depois que casei e cada um foi para o seu canto.

A grota cresceu... O pessoal veio através da informação. Eram terrenos vazios, mais baratos; vieram comprando, comprando e foram se espalhando até quando encheram aqui a grota todinha; e aqui no início só era barro, a passagem era muito dificultosa, carro não passava; no verão passava, no inverno voltava tudinho. De uns tempo para cá, começou passando a maquina; depois passaram calçamento e virou essa grota aqui.

Esse pessoal trabalhavam de construção. Começaram a trabalhar em construções. Longe daqui... Morava aqui e trabalhava fora, até quando chegou essa população todinha.


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