Esta matéria foi publicada no jornal O Dia/Campus, que circula em Maceió
Karen |
Karen Pimentel: estudante de Direito da Universidade Federal de Alagoas e membro do Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Meio Ambiente.
Rikartiany |
Rikartiany Cardoso: alagoana, estudante de Direito da Universidade Federal de Alagoas, membro do Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Meio Ambiente e militante do Partido Comunista Brasileiro e do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.
A perpetuação do
estupro e seus números alarmantes em pleno século XXI demonstram que não bastam
medidas jurídicas para que este seja abolido, é preciso ir à raiz do problema.
A função do Direito no tratamento da problemática foi a de identificar a gravidade
da conduta e torná-la um crime, tornando assim passível de sofrer uma pena
privativa de liberdade quem o cometer. O crime, então, vem depois que a conduta
é considerada relevante socialmente para ser tratada pelo sistema jurídico. É
preciso primeiro existir a conduta para que o Direito venha alçá-la à estatura
de jurídica. Dessa maneira, o direito não atua na raiz do problema, mas tenta
remediá-lo. O Direito Penal faz isso através da sua função preventiva, que
busca de alguma maneira coibir que os estupros aconteçam, dando uma resposta
punitiva àqueles que o cometem. Karen Pimentel, Rikartiany Cardoso.
A CULTURA DO ESTUPRO
A CULTURA DO ESTUPRO
A cada 11 minutos
ocorre um estupro no Brasil. É isso mesmo. Enquanto se espera o ônibus para ir
ao trabalho, enquanto se espera para pagar a conta de luz na fila do banco:
mais uma pessoa é cruel e sexualmente violentada em nosso país. Dessas, 89% são
mulheres e 70% crianças. Em 2014, Alagoas registrou 1.286 casos de estupro: são
mais de três estupros registrados por dia no estado. Esses são os dados do 9º
Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança
Pública. Este ano o cenário não é menos desanimador: ao menos uma criança foi
estuprada por dia, já contam mais de 150 casos de estupro de menores no estado,
conforme o Sistema de Polícia (Sispol) e a Delegacia dos Crimes contra a
Criança e o Adolescente (DCCCA). Contudo, apenas 19,1
% desses casos são denunciados, segundo dados do IPEA.
Como explicar
uma sociedade que estupra mulheres e crianças todos os dias, de maneira tão
frequente que se pode chamar endêmica? O que permite que ao menos uma criança
por dia seja estuprada em nosso estado, isso sem contar os casos que não chegam
às autoridades policiais, aqueles que ficam cobertos sob o manto da discrição
familiar ou sob a reputação de alguém que não pode ser manchada por “apenas um
impulso incontrolável”?
Para além de uma
questão jurídica, o estupro tem raízes sociais. Por isso mesmo, não se pode
considerar o estupro puramente na esfera do Direito, mas compreendê-lo em suas
outras dimensões, que apontam para o seu enraizamento em uma sociedade marcada
pelo patriarcado. A perpetuação do estupro e seus números alarmantes em pleno
século XXI demonstram que não bastam medidas jurídicas para que este seja
abolido, é preciso ir à raiz do problema. A função do Direito no tratamento da
problemática foi a de identificar a gravidade da conduta e torná-la um crime,
tornando assim passível de sofrer uma pena privativa de liberdade quem o
cometer. O crime, então, vem depois que a conduta é considerada relevante
socialmente para ser tratada pelo sistema jurídico. É preciso primeiro existir
a conduta para que o Direito venha alçá-la à estatura de jurídica. Dessa
maneira, o direito não atua na raiz do problema, mas tenta remediá-lo. O
Direito Penal faz isso através da sua função preventiva, que busca de alguma
maneira coibir que os estupros aconteçam, dando uma resposta punitiva àqueles
que o cometem.
Como os dados
demonstram, não apenas do aparato jurídico-penal se faz uma política de real
combate ao estupro, que se mostra um problema assustadoramente real no Brasil
e, especialmente, em Alagoas. Desde o estupro coletivo de uma adolescente no
Rio de Janeiro por 33 homens, tem-se difundido muito nas redes sociais e nos
veículos tradicionais de comunicação o termo “cultura do estupro”. A uma
primeira vista, este tem causado certo estranhamento, afinal, como um crime tão
repugnante poderia constituir uma cultura? É difícil reconhecer que se todos os
dias uma criança é estuprada em nosso estado e que se a cada 11 minutos ocorre
um estupro no Brasil, é preciso mais que uma horda de estupradores treinados, é
preciso de uma cultura que os legitime.
A cultura é um
fenômeno humano, de passagem de tradições e comportamentos por meio da
linguagem. A cultura é sempre criação humana, não é comportamento natural, é
sim a forma como perpetuamos nosso modo de vida. Quando se fala sobre uma
cultura do estupro, quer-se dizer que há todo um padrão de comportamentos e
discursos que aprendemos e reproduzimos durante a vida que não só legitimam,
como explicam por que números tão alarmantes de estupros no Brasil.
A violência de
gênero é um reflexo direto da maior derrota histórica do sexo feminino, ao
serem retiradas da esfera do trabalho produtivo para serem encarceradas dentro
de casa, as mulheres passam a servir como reprodutoras de herdeiros para os
homens que detinham os meios de produção. Não todas, grande parcela das
mulheres pobres, além desse gravame passaram a servir como prostitutas. Com o
advento da propriedade privada é celebrada a inauguração do mundo patriarcal e
a redução da humanidade histórica das mulheres a meros objetos, parte delas
servindo a produção de herdeiros e outra parte à satisfação da luxúria dos
homens, sendo fortalecido ainda mais com o sistema capitalista. Neste sentido o
estupro é naturalizado, bem como romantizado, a própria construção de nosso
país perpassa estupros a mulheres negras e indígenas.
Nota técnica
realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, em 2014, já
mostrou que mais de 50% dos estupros de crianças e adolescentes são cometidos
por pessoas próximas como pais, padrastos, namorados e amigos. No caso dos
estupros de pessoas adultas, o percentual é de 40% dos casos. Cerca de metade
dos estupros que acontecem no Brasil são cometidos por alguém conhecido, o que
com certeza ajuda o papel do aparato punitivo estatal. Ora, já se conhece o
criminoso, ainda que este fuja, encontra-lo torna-se tarefa mais fácil quando
sua identidade é conhecida. No entanto, como os números continuam alarmantes e
crescendo a cada ano?
Mesmo que haja
leis mais duras, mesmo com a maior amplitude do conceito de estupro presente
hoje no Código Penal, o que é necessário para que de fato se combata o estupro
no Brasil? Talvez a preocupação maior esteja no remédio e não vacina. Quando se
fala em estupro, o imaginário popular logo pensa na pena que um estuprador merece,
a vingança privada volta a ser a regra nos discursos. O que ocorre é que tanto
a vingança privada quanto a punição estatal, ainda que tragam um certo grau de
conforto à consciência de parte da sociedade, não resolve o problema. Não
resolveu durante todas essas décadas e continuará sem resolução se não houver
uma mudança radical na forma de enfrentamento deste problema.
Se a solução
proposta não tem o caráter punitivo, por vezes esta acaba recaindo sobre o
comportamento da vítima. É o que demonstra pesquisa realizada pelo IPEA em
2013: 58,5% dos entrevistados concordam total ou parcialmente com a afirmação
de que "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos
estupros". A lógica é reversa. Não se culpa o estuprador pelo ato
violento, mas sim a vítima, que deveria seguir à risca um certo comportamento
considerado adequado para evitar estupros. É uma lógica perversa, mais ainda
quando se trata das crianças, 70% do total de vítimas no país. Qual a conduta
adequada de alguém considerado vulnerável para que não seja estuprado? Mais uma
vez tenta-se dar uma solução que logo demonstra-se inócua, tendo em vista que,
independente da conduta da vítima, dos lugares que frequenta, das roupas que
usa, o estupro continua acontecendo. Prova clara disso é o fato de que as
crianças são a grande maioria das vítimas, dentro das próprias casas, por
pessoas que deveriam protegê-las, como pais e padrastos. Caso chocante de
estupro de vulnerável foi o ocorrido em Penedo, no dia 26 de julho deste ano, por
5 homens, em que a vítima estava sangrando e gemendo de dor enquanto filmavam o
crime.
Percebe-se
que lógicas como essas não enfrentam a violência de gênero em sua origem
social: o machismo - que perpetua a prática hierarquizada do homem no topo e
reproduz relações sociais assimétricas de poder entre homens e mulheres. São
necessárias, ao contrário, medidas que desconstruam de uma vez por todas as
bases que sustentam essa estrutura que chamamos de sociedade patriarcal. E isso
se faz combatendo justamente aqueles padrões de comportamento, crenças,
conhecimento e costumes que compõem a cultura do estupro.
É
necessário introduzir tais debates nas escolas, nos bairros, nos ambientes e
fomentar que trabalhadoras e trabalhadores se organizem e destruam essa forma
de sociabilidade, machista e patriarcal, bem como o capitalismo que as
fortifica, pois este necessita da opressão de classe e de gênero, além de ser necessário
entender que a própria cultura do estupro gera um fenômeno perverso que
dificulta avanços: ela impede que as pessoas - os homens, em especial - se
coloquem no lugar da vítima, perdendo a oportunidade de refletir sobre as
próprias condutas reprodutoras de opressão, além de entender que somado a esta
opressão, mulheres da classe trabalhadora, negras e lésbicas são ainda mais
oprimidas por essa latente violência.
É preciso ir
além das medidas punitivas e reverter em jogo em favor das mulheres e crianças,
maiores vítimas do estupro. A cultura do estupro está calcada na ideologia
patriarcal, que subjuga as mulheres, tratando-as como meras propriedades do
homem, objetos que servem à satisfação do prazer masculino e procriar, para
garantir a manutenção da propriedade privada dentro de um mesmo seio familiar.
Combater a cultura do estupro é sinônimo de destruir o patriarcado. Acabar com
a ideia de desigualdade social entre homens e mulheres para construir uma
sociedade como a pensada por Rosa Luxemburgo: em que sejamos socialmente
iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.
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