Anemia em escolares da primeira série do ensino fundamental da rede pública de Maceió, Alagoas, Brasil
Santos, Célia Dias dos; Santos, Leonor Maria Pacheco; Figueiroa, José Natal; Marroquim, Pajuçara Maria Guimaräes; Oliveira, Maria Alice Araújo.
Cad Saude Publica; 18(6): 1757-1763, nov.-dez. 2002. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-327013
Resumen
Realizou-se um estudo transversal com amostra probabilística de 426 alunos de 6 a 10 anos, da 1ª série do ensino fundamental das escolas públicas de Maceió, Alagoas, Brasil. O objetivo foi avaliar a prevalência da anemia e sua associaçäo com o retardo de crescimento. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2000. O sangue foi colhido por venipuntura e a dosagem de hemoglobina (Hb) foi realizada pelo contador Coulter STKS. Classificou-se a anemia por dois critérios estabelecidos pela Organizaçäo Mundial da Saúde: Hb <11,5g/dl e Hb <12,0g/dl. O retardo pondo-estatural foi diagnosticado quando os indicadores Altura/Idade (A/I), Peso/Idade (P/I) e Peso/Altura (P/A) se encontravam abaixo de -2,0 desvios-padräo da referência NCHS. A prevalência da anemia foi de 9,9 por cento, considerando-se Hb <11,5g/dl e de 25,4 por cento, utilizando-se Hb <12,0g/dl. O retardo do crescimento foi detectado em 6,2 por cento segundo A/I, 4,0 por cento pelo indicador P/I e 3,0 por cento em relaçäo a P/A. Näo houve associaçäo estatisticamente significativa entre as variáveis do estudo. Estes resultados confirmam os observados em outras pesquisas: prevalência de anemia muito superior à prevalência do retardo pondo-estatural. Conclui-se que as graves conseqüências da anemia nesta faixa etária, justificam a implementaçäo de políticas de largo alcance para o enfrentamento do problema
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