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sábado, 28 de janeiro de 2017

Anemia em escolares da primeira série do ensino fundamental da rede pública de Maceió, Alagoas, Brasil

Anemia em escolares da primeira série do ensino fundamental da rede pública de Maceió, Alagoas, Brasil



Cad Saude Publica; 18(6): 1757-1763, nov.-dez. 2002. tab, graf

Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-327013

Resumen


Realizou-se um estudo transversal com amostra probabilística de 426 alunos de 6 a 10 anos, da 1ª série do ensino fundamental das escolas públicas de Maceió, Alagoas, Brasil. O objetivo foi avaliar a prevalência da anemia e sua associaçäo com o retardo de crescimento. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2000. O sangue foi colhido por venipuntura e a dosagem de hemoglobina (Hb) foi realizada pelo contador Coulter STKS. Classificou-se a anemia por dois critérios estabelecidos pela Organizaçäo Mundial da Saúde: Hb <11,5g/dl e Hb <12,0g/dl. O retardo pondo-estatural foi diagnosticado quando os indicadores Altura/Idade (A/I), Peso/Idade (P/I) e Peso/Altura (P/A) se encontravam abaixo de -2,0 desvios-padräo da referência NCHS. A prevalência da anemia foi de 9,9 por cento, considerando-se Hb <11,5g/dl e de 25,4 por cento, utilizando-se Hb <12,0g/dl. O retardo do crescimento foi detectado em 6,2 por cento segundo A/I, 4,0 por cento pelo indicador P/I e 3,0 por cento em relaçäo a P/A. Näo houve associaçäo estatisticamente significativa entre as variáveis do estudo. Estes resultados confirmam os observados em outras pesquisas: prevalência de anemia muito superior à prevalência do retardo pondo-estatural. Conclui-se que as graves conseqüências da anemia nesta faixa etária, justificam a implementaçäo de políticas de largo alcance para o enfrentamento do problema

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