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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Luzia Miscow da Cruz Payao. Aquisição de fonologia: a influência do acento e o preenchimento de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, em contato com o português brasileiro falado e

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UFAL/LETRAS E LINGÜÍSTICA


Aquisição de fonologia: a influência do acento e o preenchimento de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, em contato com o português brasileiro falado e


O estudo investiga a influência do acento e o preenchimento segmental de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1,0.4 e 2,1.10 de idade, expostas ao português brasileiro falado em Alagoas e Pernambuco. Partiu-se da hipótese de processamento gramatical mediante dois movimentos de direções opostas co-ocorrentes na aquisição fonológica: a centrípeta desencadeando a segmentação da sílaba proeminente e a oposta, centrífuga, destinada aos preenchimentos segmentais das unidades prosódicas. A metodologia consistiu do acompanhamento longitudinal, observacional e descritivo, com o consentimento, durante sete meses, de registros de fala espontânea das crianças, em interação lúdica com os pais, gravados em áudio digital. Os dados mostraram que a identificação do acento da palavra favorece a manipulação do material fonológico na sílaba tônica, sob ação centrífuga, influenciando o preenchimento segmental tanto de sílaba pós-tônica como de pré-tônica em conformidade com pé métrico da palavra-alvo. Observou-se, no entanto, a tendência para o preenchimento da estrutura silábica e a diferenciação de classes segmentais na sílaba tônica e na póstônica, sob influência do predomínio de palavras com o padrão de acento troqueu. Constata-se que a hierarquia organizacional da língua rege e impulsiona esses movimentos de análises centrípeto-centrífuga que operam em diferentes níveis fonológicos prosódico e 

segmental


.http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=199243

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