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sábado, 12 de dezembro de 2015

MYRI CAVALCANTE



 Este material foi  publicado em Campus/O Dia

MYRI CAVALCANTE

Bruno César Cavalcanti
Professor universitário, antropólogo

              
Quem dirigir o olhar para o trabalho artístico de Myrian Cavalcante certamente se encantará, mas talvez mesmo se pergunte: que universo é esse, tão distante e próximo, a um só tempo fantasioso e familiar? É que a irrealidade inequívoca dessas colagens de tecidos multicoloridos contrasta com o factual narrado nas cenas e paisagens de intimidade de uma vida interiorana, de ambiência doméstica e tradicional, características dos nossos recantos de lembrança e de memória. Esses pequenos lugares configurados em seus quadros representam, sem nenhum favor, uma contribuição maravilhosa da artista ao registro de uma cultura em desaparecimento, tragada pela hipermodernização de nossos estilos de vida.


Myri Cavalcante compõe quadros que são verdadeiras pérolas da nossa memória visual histórica e afetiva. Seu contributo é inestimável como ilustração imagética de uma sociabilidade tradicional de fundo, eternizando o ethos de um mundo que foi, ao longo do tempo e cada vez mais aceleradamente, desmontado e desconfigurado por um verdadeiro “estado de tela” em que vivemos mergulhados, num oceano de imagens eletrônicas que se sucedem na velocidade do WhatsApp  e que globaliza a nossa percepção e nega às gerações recentes o desfrute de um outro tempo-lugar que foi aquele das gerações passadas. Devemos à artista, portanto, e neste particular como a poucos, a fixação definitiva de  cenas cada vez mais extemporâneas,  reinventadas por ela com uma delicadeza e riqueza raras; cenas que muitas vezes nos  explicam ou nos tipificam como povo e território diferenciado e singular. Não sem razão, o uso excessivo mas não abusivo das cores, em seu trabalho, vai ao encontro do mesmo mundo que nos legou os folguedos, as nossas rendas e bordados tão multifacetados.  Mas haveria certamente muito mais elementos a destacar na surpresa estética desta exposição.


À parte a inspiração dos santuários domésticos ou das formas ovaladas que lembram os antigos retratos emoldurados de parede, temos especialmente a série com a presença constante da jovem mulher sem rosto, a Andeja com seu gatinho de estimação, talvez o alter ego da artista. Ela revela-nos a sua hesitação, ou a sua negação do tempo.  Retratando quase sempre cenas externas, Andeja nunca se afasta de seu entorno de vida: vai à beira do rio, mas apenas observa a outra margem; olha o interior da capela da calçada; senta-se num banco e contempla o horizonte; passeia de bicicleta; da rua fala com uma vizinha pela janela; aguarda à margem da estrada uma condução que não vem etc. Ela congela o tempo dando a entender que deseja deslocar-se, mas jamais sabemos para onde e, ao que parece, ela também não sabe. O gato, animal doméstico por excelência, reticente à mudança de cenário, é o seu melhor guardião do tempo e do lugar. Tempo recriado por Myri a partir de um imaginário que sabemos caro ao nosso território e à  nossa identidade.

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